sexta-feira, 24 de julho de 2009

SINAPSES

Algumas das possíveis causas de uma lesão cerebral (destruição ou degeneração das células do cérebro) poderão ser:
- acidentes;
- traumatismos;
- AVC`s;
- formação de coágulos;
- privação de oxigénio;
- tumores;
….
O que é certo é que havendo uma lesão cerebral as ligações da área do cérebro afectadas deixam de se realizar como deveriam ou, naquelas mais graves, deixam de se realizar de todo.
Em casos sérios de lesão cerebral, o resultado pode ser incapacidade permanente, incluindo défice neurocognitivo, problemas de fala ou movimento, estado vegetativo, coma ou até a morte.
Ainda assim, há casos de sucesso em que as células do nosso cérebro conseguem estabelecer outras ligações, levando à recuperação do indivíduo. Os mistérios do nosso cérebro são imensos e os neurónios lá conseguem estabelecer outras ligações sinápticas.
No entanto, mesmo nos casos de maior sucesso, há sempre vestígios destas lesões ainda que muitas vezes quase indetectáveis (a voz que se arrasta ligeiramente, os membros que não recuperam os movimentos na totalidade, e as menos visíveis ainda, as que só se vêem nas TAC).

Será que o mesmo se passa com as AMIZADES???

4 comentários:

  1. Não sei...
    Tenho andado cá com uma dor de cabeça mas estou aqui a testemunhar a minha amizade.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Quando julgamos que temos uma amiga/o verdadeiros e descobrimos falsidades provoca-nos uma dor terrível de que não conseguimos recuperar nunca.Bjo

    ResponderEliminar
  3. Penso que não, Orkidea. Se encontramos falsidades como diz Kotta então é porque a amizade não era verdadeira. É melhor passar uma esponja e esquecer. Faz parte do passado.
    Acidentes de percurso podem acontecer sempre, mas se a amizade for mesmo amizade não vão deixar sequelas. Amizade não tem nada que ver com amor.
    Um beijinho,
    Maria Emília

    ResponderEliminar
  4. Para bem da humanidade, espero que não.

    A amizade é o sentimento mais puro, mais até que o amor pois não se move por interesses quaisquer que sejam...se for verdadeira claro!

    Espero que a decepção passe logo e não seja visivel nem ... nas TAC.

    Beijo amigo.

    ResponderEliminar